top of page
Buscar
  • comunica671

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL - JANEIRO BRANCO



OBJETIVO DA CAMPANHA?


Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.


Porque, no primeiro mês do ano? Em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.


QUESTÕES DE SAÚDE PÚBLICA


A questão que motivou a criação da campanha é muito séria, as pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos.


A maioria das desordens mentais estão ligadas à carga da depressão, estresse e ansiedade. E isso, em caráter global, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que os números de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões. O problema são as implicações da doença, porque há relação direta da depressão com o desenvolvimento de diversas enfermidades crônicas.


CUIDADOS E PREVENÇÕES COM A SAÚDE MENTAL


  • Pratique atividades físicas: A atividade física regular não reduz apenas medidas. Ela melhora a capacidade cognitiva, reduz os níveis de ansiedade e estresse, fornece mais energia e aumenta autoestima.


  • Mantenha uma alimentação saudável: A saúde mental é impactada pelas comidas que ingerimos e sua importância não pode ser subestimada. Uma dieta com a a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.


  • Reforce a convivência social: Mediante os impactos da pandemia, muitos estão com dificuldade de manter o bem-estar neste momento, já que a mudança brusca nas rotinas e a necessidade de cumprir os protocolos de distanciamento influenciam consideravelmente o convívio social. Um dos efeitos mais preocupantes do distanciamento social está relacionado à ansiedade e emoções negativas resultantes das mudanças que ocorreram de forma abrupta em nosso convívio social. Manter a interação social, mesmo a distância, pode ser a chave para driblar os efeitos negativos da quarentena, visto que esse cenário contribui para a prevalência de efeitos psicológicos negativos. Os mais evidentes são os transtornos de humor, estresse excessivo, ansiedade patológica, irritabilidade, medo e insônia.


  • Não abra mão de boas noites de sono: A relação entre sono e saúde mental é complexa e exige uma vasta compreensão dos fatores envolvidos. É também bidirecional, ou seja, tanto problemas de sono podem interferir em nossa saúde emocional, quanto nosso quadro emocional e psicológico podem interferir na qualidade do nosso sono. A boa saúde mental favorece o sono e o sono favorece a preservação da saúde mental. Tente ter horários regulares de sono, principalmente ao acordar, isso pode melhorar o início do sono à noite.


Saúde mental é coisa séria, procure ajudar se for necessário!



_________________________________________________________________________


Referências bibliográficas


https://persono.com.br/insights/sono-e-ciencia/sono-e-saude-mental


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page