top of page
Buscar
  • comunica671

O papel da Dopamina na libido feminina


Segundo dados do PNAD a população brasileira é composta por 51,8% de mulheres, estimando 100,5 milhões de habitantes. As mulheres de suas lutas e pautas, vem conquistando cada vez mais voz e representatividade em nossa sociedade. Conseguindo disputar vagas e cargos que antigamente eram ocupados somente por homens.

Outro tabu que as mulheres vêm conseguindo desmanchar, é sobre o prazer delas, que muitas das vezes é censurado, por questões do machismo na sociedade, impedindo de ter estudos na área. Apenas nas últimas décadas que a libido feminina, passou a ser alvo de estudos, pelos cientistas do mundo todo e desde então os estudos se multiplicaram, em função da crescente ascensão das mulheres na sociedade.


Como as mulheres podem melhorar a sua libido?

Primeiramente, devemos entender melhor como o nosso desejo sexual é despertado, e quais substancias são liberadas durante o ato sexual. Uma delas é a Dopamina, que é um importante neurotransmissor, sintetizada em uma região do cérebro chamada substancia nigra e áreas subjacentes. Suas moléculas têm uma ação estimulante que causa euforia, fluidez da fala e excitação. Vários estudos têm demonstrado a íntima relação da Dopamina com o nosso desejo sexual e como a falta dela, resultam na diminuição da libido.

Estudos realizados nos últimos anos, indicam que 65% das mulheres podem ter alterações nos níveis libido ao longo da vida. Infelizmente, apesar de um número tão alto, poucas mulheres procuram tratamentos com médicos especialistas.

Porém, existe algumas formas naturais e eficazes (sem o uso de medicação) que auxilia no aumento dos níveis de Dopamina no organismo:


Destaco assim 10 formas para auxiliar o aumento de Dopamina no organismo:


1. Exercícios: A prática de exercícios físicos de diferentes modalidades, aumenta os níveis de Dopamina, serotonina e endorfinas no nosso organismo, além de libertar o acumulo de cortisol. Sendo assim, ao praticar exercício físico regularmente, temos a melhora da felicidade, do fortalecimento do corpo, redução o stress e entre outras vantagens.


2. Evite os vícios: A Dopamina é um neurotransmissor guloso. A dependência de álcool, drogas, jogo, sexo e compras, podem proporcionar uma sensação de prazer imediato, mas não é uma solução permanente, tornando a Dopamina cada vez menos sensível a esse tipo de estímulos, requerendo um aumento e dependência das mesmas. Para evitar dependências, realize atividades diversificadas que lhe proporcionam prazer e crie um plano de atividades prazerosas, mas doseadas.


3. Desintoxique-se: O acumulo de toxinas e bactérias em nosso organismo é comum e impede a produção de Dopamina em nosso organismo, como consequência ocorre o enfraquecimento do nosso sistema imunitário. É essencial tomar vitamina C, vitamina D, ácidos graxos e Omega-3, que são grandes aliados a uma dieta temporária com verduras e alimentos saudáveis.


4. Aumento da tirosina: A Tirosina é um dos 22 aminoácidos essenciais utilizados para a criação de proteínas. É na verdade o mais importante produto químico para a produção de L-Dopa, Serotonina, Norepinefrina e Dopamina. A fim de aumentar os níveis de Tirosina no organismo, podemos consumir através do chá verde, melancia, amêndoas, bananas, abacates e chocolates amargos, entre outros.


5. Escutar música: Os níveis de Dopamina também aumentam pelo simples fato de ouvirmos a música que mais gostamos, mesmo que seja a curto prazo.


6. Organização: O caos não é amigo da Dopamina, então ter a vida organizada ajuda a libertar Dopamina. Estar exposto a ansiedades constantes e diversas alterações de planos, não ajudam a obter prazer de tipo recompensa. Assim, sugiro que escreva as suas tarefas e objetivos em lista de afazeres, por exemplo nas notas do seu telefone.


7. Criatividade: Criar também aumenta os níveis de Dopamina no nosso cérebro. Isto também ajuda a manter o nosso cérebro focado. Podemos liberar Dopamina através da dança, cantar, escrever, esculpir, pintar ou desenhar, cozinhar, artesanato e até a bricolagem.


8. Compartilhe planos com os amigos: Realizar planos e projetos futuros, é uma excelente tarefa do nosso lóbulo frontal. Contudo a compartilha desse entusiasmo com os amigos que sabem ouvir e conversar ajuda no aumento dos níveis de Dopamina.


9. Suplementação: Os níveis de Dopamina também podem ser gerados através da suplementos nutricionais, tais como:

· Curcumina: o ingrediente ativo em cúrcuma, efetivamente aumenta a Dopamina no cérebro.


· Ginkgo Biloba: tem um potencial para aumentar os níveis de Dopamina também.


· Acetil-l-tirosina: é um bloco de construção de Dopamina, então uma dose saudável de suporta a produção de Dopamina no cérebro.


· L-teanina: aumenta o volume de neurotransmissores no cérebro, incluindo a Dopamina. O chá verde é uma fonte rica de l-teanina.


· Cafeína com chocolate, também é uma fonte de Dopamina.


10. Meditação: A meditação aumenta os níveis de Dopamina, atenção e concentração. Isso melhora o nosso humor, aumenta a nossa energia mental e relaxa a nossa mente. A meditação é uma maneira eficiente para reduzir o stress quando realizado diariamente.


Concluindo, a Dopamina é um importante neurotransmissor que aumenta durante a relação sexual, dando maior sensação de prazer e conforme o tempo ela precisa ser suplementada. Entre em contato com a nossa equipe farmacêutica, para dicas de fórmulas para você!



Fica a sugestão:

Para ser mais feliz, basta que se mudem alguns hábitos da vida diária!

Que tal começar agora, façam um teste!

Façam durante 3 meses está "receita" e comentem os resultados, aqui nos comentários.


Farmacêutica responsável: Alessandra Piovesan



_________________________________________________________________________

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. How to Increase Dopamine, the Motivation Molecule

http://www.healthy-holistic-living.com/increase-dopamine-motivation-molecule.html

2.A Molecule of Motivation, Dopamine Excels at Its Task

3.What is Dopamine?

https://www.psychologytoday.com/basics/dopamine

4.Foods That Increase Dopamine Naturally

http://www.medhelp.org/user_journals/show/14818/Foods-That-Increase-Dopamine-Naturally

5.Lipopolysaccharide (LPS)-induced dopamine cell loss in culture: roles of tumor necrosis factor-alpha, interleukin-1beta, and nitric oxide.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11850061

6.Daily bingeing on sugar repeatedly releases dopamine in the accumbens shell.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15987666

7.Antidepressant activity of curcumin: involvement of serotonin and dopamine system

http://link.springer.com/article/10.1007/s00213-008-1300-y

8. Ginkgo biloba

http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/ginkgo-biloba

9 .The neuropharmacology of L-theanine(N-ethyl-L-glutamine): a possible neuroprotective and cognitive enhancing agent.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17182482

10.The effects of IQPLUS Focus on cognitive function, mood and endocrine response before and following acute exercise.

11. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22017963

12. Exercise fuels the brain’s stress buffers

http://www.apa.org/helpcenter/exercise-stress.aspx

13. Walking Is Good Brain Exercise

http://psychcentral.com/news/2010/08/27/walking-is-good-brain-exercise/17326.html

Building the evidence for meditation

14.Anatomically distinct dopamine release during anticipation and experience of peak emotion to music

http://www.nature.com/neuro/journal/v14/n2/full/nn.2726.html

15.Dopamine, hippocampus and psychiatric diseases: Clarifying their relationships

http://www.sciencedaily.com/releases/2014/04/140403132337.htm

16.Imaging study shows dopamine dysfunction is not the main cause of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)

http://www.cam.ac.uk/research/news/imaging-study-shows-dopamine-dysfunction-is-not-the-main-cause-of-attention-deficit-hyperactivity

17.[The relevance of dopamine agonists in the treatment of depression].

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19272288

18.The Dopamine Connection Between Schizophrenia and Creativity

http://psychcentral.com/lib/the-dopamine-connection-between-schizophrenia-and-creativity/0003505

19.The Dopamine Hypothesis of Schizophrenia: Version III—The Final Common Pathway

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2669582/

20. Selegina

http://www.selegiline.com/

21. Quím. Nova vol.27 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2004 REVISÃO: Agentes dopaminérgicos e o tratamento da disfunção erétilDopaminergic agents and erectile dysfunction treatmentGilda NevesI; Stela M. K. RatesI, *; Carlos A. M. FragaII; Eliezer J. BarreiroI

22.Site da Nutricionista Renata Dia http://www.renatadias.com.br/mucuna-pruriens.html

Comparison of the Neuroprotective Potential of Mucuna Pruriens Seed Extract With Estrogen in 1-methyl-4-phenyl-1,2,3,6-tetrahydropyridine (MPTP)-induced PD Mice ModelSatyndra Kumar Yadav

Mucuna Pruriens Improves Male Fertility by Its Action on the Hypothalamus-Pituitary-Gonadal Axis Kamla Kant Shukla

26.Mucuna e libido em ratoshttp://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20456630

27.Mucuna e disfunção erétil http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21366877

28 Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology Autismo e epilepsia: modelos e mecanismos Alessandra PereiraI; Luiz Fernando Longuim PegoraroII; Fernando CendesI

29 Can’t or Won’t? Immunometabolic Constraints on Dopaminergic Drive Michael T. Treadway Jessica A. Cooper Andrew H. Miller




13 visualizações0 comentário
bottom of page